Home»Cidade»Alunas comemoram aprovação em universidades públicas

Alunas comemoram aprovação em universidades públicas

As estudantes tinham aula em tempo integral na Etec “Euro Albino de Souza” de Mogi Guaçu

1
Shares
Pinterest WhatsApp

Estudar na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) sempre foi o sonho das amigas Andressa Caroline Fernandes, 17, e de Thaís Fernandes Trebeschi, 18. Alunas do ensino técnico integrado ao ensino médio da Etec “Euro Albino de Souza”, de Mogi Guaçu, elas não apenas realizaram este sonho como ainda foram aprovadas em outras duas universidades públicas.

A opção de Andressa em todas as universidades foi pelo curso de Letras, o qual foi aprovada, além da Unicamp, na Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) e Usfcar (Universidade Federal de São Carlos). Já Andressa ainda estava em dúvida sobre Engenharia Química e Odontologia. Por isso, prestou vestibular para ambos os cursos. Foi aprovada em Engenharia Química na Unicamp e no Instituto Federal do Sul de Minas. Na Unesp (Universidade Estadual  de São Paulo), ela passou em Odontologia. As amigas farão cursos noturnos, o que permitirá que continuem morando em Mogi Guaçu, pois seguirão todas as noites de van.

Taís
Thaís

Cursando o ensino técnico (Administração) integrado ao ensino médio, Andressa e Thaís tinham aula em tempo integral. Elas contam que os próprios exercícios da Etec ofereciam subsídio para o vestibular e creditam o sucesso nas aprovações a um conjunto: aluno, escola e dedicação.

“Fiz muitos exercícios online que funcionam como ferramenta do que vamos ter no vestibular. Isso desde o primeiro ano do ensino médio”, relata. Além dos exercícios, Andresa cita a dedicação. “Ter uma postura de bastante atenção nas aulas é muito importante. Eu estudei mais para o vestibular no 1º semestre porque depois tinha o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para apresentar”, revela.

 

AÇÕES

As coordenadoras de curso da Etec, Mirela Santos Serafim e Maria Júlia de Moraes Chabregas França, disseram que há outros alunos, além de Andressa e Thaís, que também foram aprovados em faculdades públicas, assim como outros que ingressarão nas faculdades privadas, sendo que muitos conseguiram bolsas. “Ficamos orgulhosos da qualidade do ensino, dos professores, da direção e dos alunos. A escola é um conjunto de ações e os protagonistas são os alunos”, disse Mirela. Ela relata que são 240 alunos que cursam a Etec e para os quais a equipe se prepara para oferecer o melhor, seja através de monitorias e simulados.

Andressa
Andressa

Para Maria Júlia, Thaís foi uma aluna que obteve uma excelente nota na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A redação valia nota 1 mil ela teve nota 960. “E tivemos outros alunos com ótimo desempenho”, acrescenta. Em 2015, a Etec foi a escola pública de Mogi Guaçu com melhor desempenho no Enem.

Alunas e as coordenadoras
Alunas e as coordenadoras
Previous post

“Proibidão da Praça” chega ao Tupec

Next post

Guarda prepara celebração dos 35 anos de fundação