Home»Artigos»Artigo: coronavírus: fizemos nossa parte!

Artigo: coronavírus: fizemos nossa parte!

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Nesse momento em que todos nós estamos vivendo grande expectativa em relação ao coronavírus, como médico, eu não poderia deixar de me manifestar à população dando minha visão sobre a pandemia. Trata-se de um vírus grave, letal, mas que venceremos com as medidas já de conhecimento de todos: higienização pessoal, com atenção às mãos, utilização de álcool em gel e, principalmente, evitar as aglomerações e usar máscara ao sair de casa. O isolamento social indicado deve ser encarado como instrumento de união da família – do casal e filhos.

Tenho acompanhado a angústia das famílias, através de relatos de mães, cujos filhos eu atendo em meu consultório, como pediatra. O maior temor dessas mães é contrair o vírus ao irem ao supermercado e à farmácia, para o suprimento de alimentos e medicação do dia a dia e, ao retornarem aos seus lares, contaminar seus familiares, especialmente as crianças. Além, é claro, do temor pelo desemprego. Eu aconselho calma a todas elas, pois logo a pandemia irá passar, se Deus quiser. E eu confio n’Ele!

Esses dias, refletindo sobre minha vida, mais uma vez fiquei feliz pela minha profissão: médico, em luta cotidiana pela vida. Relembrei o dia em que, como prefeito, finalizamos e entregamos a reforma do Hospital Municipal, com 42 novos leitos, além da instalação de uma moderna UTI, com recursos compatíveis aos dos grandes centros médicos, e 6 respiradores. São instalações e equipamentos úteis em nossos dias, frente ao tratamento do coronavírus. Eu não fazia ideia de que iríamos, com essas ações, ajudar aos guaçuanos e pessoas da região nesse momento de dificuldade. Além dessas importantes realizações, instalamos 10 novos postos de saúde, cinco deles inaugurados no início da administração de meu sucessor.

A instalação do AME – Ambulatório Médico de Especialidades-, em nosso governo, também vem sendo de grande importância à saúde de nossa população e hoje se torna um excelente suporte médico-ambulatorial no combate ao coronavírus. Médicos de diversas áreas prestam o atendimento primário e prescrevem os exames necessários para se chegar ao bom diagnóstico. Esses exames estão sendo importantes para que o médico descarte, de início, a presença do vírus no corpo humano, ao constatar outro tipo de vírus, como o da gripe. De outro lado, eles podem ser indicadores da necessidade de exames mais aprofundados.

Em minha vida, nem sonhava em realizar ações que viessem a auxiliar no combate ao novo vírus. Tanto é que, dentre nossas realizações, conseguimos junto ao Ministério da Saúde, um avançado Serviço de Radioterapia, através de contrato assinado em dezembro de 2012. Esse equipamento, de última geração, será instalado brevemente, tão logo o Governo Federal termine a construção para abrigá-lo, no complexo do Hospital Municipal. O Serviço de Radiologia será de fundamental importância para o atendimento, não só aos guaçuanos, como também aos nossos irmãos de municípios vizinhos. Eu, realmente, gostaria de estar abordando outro tema, um assunto menos desgastante e preocupante como o coronavírus. Mas, não posso deixar de colocar meu sentimento de dever cumprido por todas essas ações.

Por fim, minha palavra para os guaçuanos é no sentido de desejar muita calma, força e fé nessa travessia. Esse coronavírus em breve fará parte da história, uma história que venceremos com a união de nossas famílias e com a fraternidade entre nós e nossos irmãos. Fiquem com Deus!

 

Paulo Eduardo de Barros, o Dr. Paulinho, é médico e ex-prefeito Municipal de Mogi Guaçu

Previous post

H1N1: iniciada segunda etapa de vacinação

Next post

TRT cassa liminar e mantém servidores