Home»Artigos»Artigo: Origem das palavras

Artigo: Origem das palavras

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Brasileiro – porque nós nos chamamos de “brasileiros”, se na língua portuguesa ‘-eiro’ não é sufixo que indica procedência, origem? Entre outros, os sufixos que indicam procedênciasão:

‘-ense’, como são os casos de ‘piauiense’ e ‘amazonense’;

‘-ês’, como ‘francês’, ‘inglês’, e ‘polonês’;

‘-ano’, como em ‘italiano’, ‘venezuelano’, ‘americano’, etc…

O sufixo ‘-eiro’ em Portugal é empregado na formação, entre outros, de nomes de profissões, como em ‘pedreiro’, ‘engenheiro’, ferreiro’. E é exatamente por isso que somos brasileiros. Porque em Portugal eram chamados de brasileiros os portugueses que negociavam com pau-brasil, o que não deixava de ser uma profissão.

Aos poucos, o significado começou a abranger todos os portugueses que vinham trabalhar, negociar e voltavam ricos para a santa terrinha. Com o passar do tempo, ‘brasileiro’tornou-se adjetivo pátrio para quem nasce no país.

Cretino – Há quem imagina que ‘cretino’ seja o habitante da ilha de Creta e que alguma coisa ele fez, ou deixou de fazer, para merecer um qualificativo tão desqualificativo.A origem real, embora não pareça, o termo está relacionado com ‘cristão’. Na idade média, em certos povoados localizados entre as montanhas dos Alpes e dos Pirineus, a deficiência de iodo na comida causava problemas graves de saúde.

Os habitantes nasciam deformadosfisicamente, com pouca inteligência, baixa estatura, pálidos e com a pele murcha. Por compaixão, para evitar discriminações e agressões, costumava-se (principalmente os padres) advertir que eles também eram filhos de Deus, eram ‘cristãos’. Em francêscristão é Chrétien, mas no dialeto local, de Valois a Savoia, é crétin.

A iniciativa, em vez de eliminar a discriminação contra os deficientes, produziu efeito contrário – o termo crétin acabou adquirindo conotação depreciativa, tornando-se sinônimo de ‘estúpido, imbecil, idiota’.

 

DiamantinoGaspar é membro da Academia Guaçuana de Letras

Previous post

Família faz campanha para criança especial

Next post

Mogi Guaçu sobe 44 posições, mas ainda está fora do ranking