Home»Cidade»Defesa Civil: chuvas diárias se estendem até o Natal

Defesa Civil: chuvas diárias se estendem até o Natal

0
Shares
Pinterest WhatsApp

A chuva não deve dar trégua até o Natal, aliás, até o dia 26. Ao menos é a previsão da meteorologia repassada à Defesa Civil de Mogi Guaçu. O acumulado neste período deve chegar a 167 milímetros. O volume é considerado normal para o período que antecede o início do verão, no próximo dia 22. O que preocupa, segundo o coordenador da Defesa Civil, Carmelito Osório Silveira, é o volume de água intenso em um curto espaço de tempo, a exemplo do observado na última segunda-feira (9), quando choveu 60,5 mm.

Por isso, ele pede à população em geral que fique atenta ao descarte de lixo e entulho, respeitando ao calendário de recolhimento da SSM (Secretaria de Serviços Municipais). Isto porque, qualquer material deixado sobre a calçada pode ser levado para as bocas de lobo nos dias de chuva forte. Com isto, o escoamento das águas pluviais fica comprometido e resulta em alagamento.

“É preciso ter o cuidado de colocar o lixo para coleta nos dias corretos. Areia e pedra devem ser cercados para evitar que sejam levados pela água e entupam os bueiros. Isso tem gerado boa parte das ocorrências que estamos atendendo”, detalha Silveira. Na próxima semana, o maior volume de chuva está previsto para quarta-feira (18) com 22 mm.

O município não tem alerta para deslizamentos ou enchente, mas na semana passada o volume de água foi tanto um açude extravasou. O problema aconteceu em uma propriedade particular no distrito de Martinho Prado Júnior, onde a Defesa Civil empregou ação emergencial.

Quanto à vazão do Rio Mogi Guaçu, ele explica que está em 119 m³ por segundo e sob o total controle, estando o lago da PCH (Pequena Central Hidroeletrica), operado pela AES Tietê, com capacidade de 51,23%, conforme dados de quinta-feira (12).

Previous post

LM e Bandeirante disputam título do Quarentão

Next post

Vereadores vão ajudar Santa Casa pagar salários e 13º