Home»Destaque na Home»Governo recua e postos de saúde ficam separados

Governo recua e postos de saúde ficam separados

A decisão partiu da secretária Municipal de Saúde após ouvir os argumentos de um grupo de moradores

3
Shares
Pinterest WhatsApp

Não teve jeito. O Governo Municipal teve de recuar e manter separado os atendimentos realizados pelas USFs (Unidades de Saúde da Família) do Jardim Boa Vista e do Jardim Suécia, ambos localizados na Zona Leste da cidade. A princípio, a meta da Secretaria de Saúde era unificar os dois postos em apenas um. Isso porque, o novo posto da USF do Jardim Suécia já está pronto e os atendimentos passam a ser feitos na nova unidade tão logo ela seja inaugurada. Mas ainda não há data definida para isso.

A nova unidade foi construída de maneira estratégica justamente para atender duas equipes: a da USF do Jardim Suécia e a da USF do Jardim Boa Vista. Elas atuariam juntas num mesmo prédio. Porém, mesmo assim, os atendimentos dos usuários continuariam sendo feitos pelas respectivas equipes de cada unidade. “Este novo prédio custou R$ 730 mil para ser feito porque é um posto amplo que atende às normas do Ministério da Saúde. R$ 512 mil vieram do Ministério da Saúde para serem investidos neste novo posto. Nele, teríamos dois médicos, duas enfermeiras, 6 auxiliares de limpeza e até 10 agentes de saúde”, explicou a secretária de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho.

Reunião Moradores e Secretária Saúde Mudança Posto Saúde SuéciaMas um grupo de moradores representando o Jardim Boa Vista e toda a região do Jardim Zaniboni não aceitou. Numa reunião entre eles, a equipe da Secretaria de Saúde e alguns vereadores, o grupo foi taxativo em dizer que não aceita a mudança para o novo posto unindo-se, assim, aos usuários do Jardim Suécia. “Por que vocês (Prefeitura) querem mexer num posto de saúde que está dando certo. O posto do Boa Vista é excelente. O atendimento lá é impecável. Não temos do que reclamar. Está tudo funcionando em perfeitas condições, desde o atendimento médico, das recepcionistas até da limpeza daquele posto. Deixem que nós continuemos ali”, disse o operador de máquina, Fernando Bezerra usuário da USF do Jardim Boa Vista.

 

Apoio

Com ele também concordou a aposentada Maria José dos Santos. Ela é usuária da USF do Jardim Suécia e, assim como os demais moradores do bairro, aguarda a transferência para o posto de saúde novo. “Mas não achamos que seja necessário levar também o pessoal do Jardim Zaniboni e Boa Vista para lá também. Deixem que nós, do Suécia, vamos para lá, e o pessoal do Boa Vista fica onde eles já estão”, argumentou.

Reunião Moradores e Secretária Saúde Mudança Posto Saúde SuéciaEmbora tenha dado várias informações e apresentado dados estatísticos para justificar a união das USFs, a equipe da Secretária Municipal de Saúde não conseguiu convencer o grupo de moradores e decidiu recuar da decisão e manter os atendimentos separados. “A voz do povo é a voz de Deus. Queremos melhorar ainda mais para eles, mas se acham que já está bom do jeito que está o que nós vamos fazer?”, disse Clara em tom de lamento.

Antes da decisão do Governo Municipal, houve outras duas reuniões para tratar deste assunto envolvendo vereadores, o prefeito Walter Caveanha (PTB) e representantes da Secretaria de Saúde. Da última reunião participaram os vereadores Rodrigo Falsetti (PTB), Jéferson Luís (PROS), Natalino Tony Silva (Rede Sustentabilidade) e Fábio Luduvirge, o Fabinho (PSDB).

Reunião Moradores e Secretária Saúde Mudança Posto Saúde SuéciaPosto Saúde Jd Boa Vista

Previous post

Vereadores ‘estreiam’ Legislatura defendendo a união

Next post

Jéferson Luís: “Venci três vezes”