Home»Cidade»Gripe: 3ª fase da campanha de vacinação começa 2ª feira

Gripe: 3ª fase da campanha de vacinação começa 2ª feira

0
Shares
Pinterest WhatsApp

A terceira e última fase da campanha nacional contra gripe terá início na segunda-feira (11), sendo voltada às gestantes, puérperas, crianças (seis meses a seis anos), pessoas com deficiência, adultos (55 a 59 anos) e professores. Na primeira e segunda etapa, o Município já aplicou mais de 26 mil doses, atingindo mais de 100% dos públicos-alvo.

Mesmo quem faz parte do público-alvo abrangido por esta fase da campanha deverá ficar atento às datas, pois foi dividida em duas partes. Com isto, de 11 a 17 de maio serão imunizados gestantes, puérperas de até 45 dias, crianças entre seis meses a seis anos de idade e pessoas com deficiência. A segunda parte acontece de 18 de maio a 5 de junho sendo voltada aos adultos entre 55 e 59 anos e professores de escolas públicas e privadas.

Pessoas que pertencem aos grupos prioritários de etapas anteriores também podem procurar os postos de saúde para receberem a aplicação da vacina. A VE (Vigilância Epidemiológica) distribuiu nesta semana 4 mil doses aos postos de saúde. As etapas anteriores que contemplaram idosos e funcionários da saúde atingiram percentual de 107%. “A expectativa é que este novo público também compareça porque é muito importante se vacinar”, comenta a enfermeira da VE, Rosa Maria Pinto.

A enfermeira comenta que a vacina estará disponível em todos os postos de saúde, sendo que não há previsão de trabalho aos sábados, portanto, as pessoas devem se organizar para comparecem de segunda a sexta-feira. E, como determina o decreto municipal, é preciso usar máscara. Em geral, o atendimento de vacina é feito das 8 às 15h30.

A campanha foi antecipada em três meses devido à pandemia do novo coronavírus e para evitar sobrecarregar o sistema de saúde público, já que tanto a gripe quanto a Covid-19 apresentam sintomas similares.

 

OUTRAS

Os postos de saúde também voltaram a aplicar as vacinas de rotina que ficaram suspensas até 15 de abril por determinação do Governo Estadual.

 

Previous post

Guaçuano participa de programa que oferece educação política

Next post

Fim de semana: Motociclista morre e condutor fica em estado grave