Home»Caderno C»Personagens do folclore conscientizam sobre meio ambiente

Personagens do folclore conscientizam sobre meio ambiente

0
Shares
Pinterest WhatsApp

“O Casamento de Rosinha”, espetáculo da Cia de Teatro Parafernália, inicia temporada de apresentações na região. Com o patrocínio da Renovias, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o trabalho começou na segunda quinzena de março e se estende até junho. Um total de 16 apresentações em teatros, espaços culturais e nas escolas da rede pública de ensino fundamental para mais de 10 mil crianças.

O espetáculo já passou por Mogi Mirim, Estiva Gerbi e Holambra. Em Mogi Guaçu, a apresentação será na próxima quarta-feira (6), às 10 horas, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Alice de Campos Silva Anselmo Pessine”, no Jardim Novo II.

O espetáculo utiliza a cultura popular brasileira, especialmente as lendas do folclore, para chamar a atenção das crianças para a preservação do meio ambiente. Os personagens enfatizam a importância da preservação das matas e florestas nativas, incentivam a coleta seletiva de lixo, a preservação das nascentes e rios e também alertam para os riscos das queimadas próximo às rodovias. Outro assunto abordado é combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A peça conta a história dos mistérios que rondam a Fazenda Esperança, da família Bento Ferreira. Alguém deixou o chiqueiro aberto e os porcos se embrenharam mato adentro. Depois foram as baias dos cavalos que estavam escancaradas e os cavalos fugiram, dando um trabalhão. O feijão queimou e a canjica encruou.

Há quem diga que isso é travessura do Curupira. Outros dizem que é vingança do Saci, porque o Coronel avançou a cerca na mata preservada, onde mora o Saci, Curupira e Yara. O fato é que a fazenda está de ponta cabeça, bem na véspera do casamento da Rosinha e o Coronel está com uma tremenda falta de sorte. Se, é destino ou consequência, só o fim da história é quem vai dizer.(CHSM com informações da Renovias)

Previous post

Renovias realiza recuperação de pavimento em rodovias

Next post

ClassiMais, 2 de abril de 2016