Home»Destaque na Home»PM e GCM reforçam segurança durante o Carnaval

PM e GCM reforçam segurança durante o Carnaval

Os comandos da Guarda Civil e da PM iniciaram uma Operação Especial para manutenção da ordem dos dias de Carnaval

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Por Alair Junior 

A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal estão intensificando o policiamento na cidade durante os dias de Carnaval. Será desencadeada uma Operação Especial que teve início às 18h desta sexta-feira (24) até vai até ao meio-dia de quarta-feira (1º). O objetivo da ação é promover todo suporte e apoio necessário para manutenção da ordem pública durante esse feriado. “Haverá mais policiais nas ruas”, garantiu o capitão Eduardo Jorge Marques, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar. “Todas as unidades da PM serão empenhadas e teremos um aumento de 50% no efetivo com a convocação de policiais que irão trabalhar em suas folgas”, descreveu o comandante. Ele próprio irá compor esse efetivo que contém um plano de emergência, caso precise convocar reforço. “Temos duas escalas. Uma para a operação e outra de prontidão”, detalhou.

A operação Carnaval contará com patrulhamento em viaturas de quatro e duas rodas, policiamento ostensivo especializado e a realização da Operação Direção Segura com kits de etilômetro, conhecidos como bafômetro, regulados para a realização do teste de dosagem alcoólica. “Quem for beber nesse Carnaval, não deve dirigir”, salientou capitão Marques.

Como a cidade não terá a realização de eventos públicos esse ano, o esquema de segurança prevê a presença de policiais em pontos estratégicos da cidade. A Avenida Júlio Xavier da Silva, no Parque Cidade Nova, receberá uma ‘atenção especial’ por se tratar de um ponto de grande concentração de pessoas, especialmente nos finais de semana.

Capitão Marques e Adorno
Capitão Marques e Adorno

Essa também foi a observação de Claudemir Adorno da Costa, comandante da Guarda Civil Municipal. Adorno informou que já se reuniu com o comando da PM para que as duas Corporações tracem um trabalho em conjunto visando coibir abusos, ressaltar segurança e manter a ordem pública. “O foco será inibir o furto e roubo de celulares, veículos e residências”, disse Adorno. A GCM manteve escala normal de trabalho para todas as equipes e preparou uma ‘escala extra’ para que os guardas que estiverem de folga permaneçam de sobreaviso. “Se alguma anormalidade ocorrer, estaremos prontos para reforçar a segurança e reagir a esse evento, especialmente em locais de grande concentração de pessoas”, finalizou o comandante operacional.

Previous post

Artigo: Cidadania

Next post

Carnaval 2017: Tem guaçuano na folia