Home»Cidade»Prefeito inaugura obra e pede ajuda com áreas públicas

Prefeito inaugura obra e pede ajuda com áreas públicas

Durante inauguração da Academia da Saúde, Caveanha falou ainda da importância de não baixar a guarda contra o Aedes aegypti

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Foi inaugurada na manhã dessa sexta-feira (26) a Academia da Saúde, no Jardim Fatinato. O objetivo do espaço é desenvolver atividades de promoção à saúde e prevenção de agravos, conforme pontuou a coordenadora do local, a fisioterapeuta Priscila Manera. Os frequentadores participarão de caminhadas, alongamentos, além de aulas de artesanato, dança e capoeira. Haverá ainda atividades voltadas a grupos de gestantes.

A secretária municipal de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, pontuou que 70% das mortes estão relacionadas às doenças crônicas, por isso, é preciso mudar a forma de viver. “Mudando o hábito se promove saúde”, frisa. Ela atenta que atividades semelhantes são desenvolvidas em outros pontos da cidade, sendo que qualquer pessoa da comunidade pode frequentar.

Prefeito Walter Caveanha
Prefeito Walter Caveanha

Clara disse estar satisfeita com o fato de a comunidade ter “abraçado” a obra, ou seja, há morador ajudando a zelar do espaço. Ela fez questão de pontuar que dos 24 postos de saúde de Mogi Guaçu, apenas três não foram inaugurados no Governo de Caveanha. “Já na década de 70 a gente tinha este olhar para saúde”, completa. Em tom de desabafo, disse ainda que as coisas chegam porque a equipe vai atrás, não espera cair do céu.

O prefeito Walter Caveanha (PTB) também frisou que prevenção é tudo e que sempre teve como prioridade a saúde pública preventiva. Disse ainda ser fundamental que a população participe e cuide. Deu o exemplo de que há pessoas fazendo questão de tirar o lixo de um lugar e jogar em outro para provocar a Administração e fazer politicagem. A situação foi levada ao conhecimento da GCM (Guarda Civil Municipal).

Inauguração Academia Idoso 

TESE

Os condomínios de bairro, na avaliação de Caveanha, seriam a solução para a cidade, dividindo em pequenos e médios espaços para que os moradores ajudassem a zelar. Ele disse estar em busca de soluções para melhorias nas praças, sendo que está em fase de acertar convênio para que a Acimg (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) zele das praças Rui Barbosa, o Recanto; Cândido Rondon, o Jardim Velho, e Padre Armani.

Sobre a situação do mato alto também em áreas verdes e canteiros, ele disse que o período de chuva faz com que a grama cresça muito rapidamente. Por isso, a equipe enfrenta dificuldades em colocar a tarefa em dia. “Estamos contratando mais quatro tratores para roçagem”, adiantou.

Inauguração Academia IdosoInauguração Academia Idoso

 

ACADEMIA DA SAÚDE

Obra foi iniciada em 2013

A construção da Academia da Saúde foi iniciada em agosto de 2013. Durante este período, o serviço foi paralisado por alguns meses. O imóvel também foi alvo de vandalismo, tendo as paredes pichadas e vidros quebrados.

A Academia da Saúde foi construída com recursos do Ministério da Saúde, com o investimento de R$ 121 mil, sendo R$ 21 mil de contrapartida do município. O imóvel de 71 m² foi edificado em área de 505 m². É estudada a instalação de uma academia ao ar livre no local.

O Programa Academia da Saúde foi lançado pelo Ministério da Saúde em 2011 como estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios. O objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros.

Previous post

Vítimas são agredidas durante assalto

Next post

Veículo pega fogo ao bater em árvore no Cataguá