Home»Cidade»Vacinação começa e segue até o dia 31 de agosto

Vacinação começa e segue até o dia 31 de agosto

As doses da vacina estão disponíveis em todas as unidades básicas do município

0
Shares
Pinterest WhatsApp

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo já foi iniciada e tem como público prioritário as crianças de seis meses a cinco anos, faixa etária mais acometida pela doença. O trabalho se estende até o final de agosto. No entanto, a vacinação também abrange aqueles com idade até 29 anos, sendo realizada de forma seletiva, ou seja, verificando se o esquema de vacina está em dia.

Nas pessoas de 30 a 49 anos, a vacinação será de forma indiscriminada. “Quando forem até a unidade de saúde para buscar remédio, acompanhar pais ou levar filhos, serão abordadas. Não precisa estar com a carteirinha de vacina em mãos”, detalha a enfermeira da VE (Vigilância Epidemiológica), Rosa Maria Pinto. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde.

A vacinação é necessária porque o vírus foi reintroduzido no Brasil em 2019, após duas décadas sem circulação endêmica. E Mogi Guaçu está entre os 29 municípios paulistas que teve casos de sarampo nos últimos 90 dias, sendo um caso positivo no mês de fevereiro e um caso positivo no mês de abril.

Rosa explicou que, neste momento de pandemia, os municípios buscam estratégias que evitem aglomerações. “Neste primeiro momento, como a faixa etária é de seis meses a cinco anos, estamos realizando a busca e convocação de faltosos através da nossa ficha índice ou sistema de vacinação”, explica. Com isto, as equipes irão chamar para vacina em horário que a unidade esteja mais tranquila para evitar aglomeração.

Previous post

Moradora questiona fechamento do acesso ao Jardim Guaçuano

Next post

Nova Onda tem nova identidade visual